Técnica cirúrgica em ureteroscopia flexível digital

076748b662989f7bf2bc0e6959a96715.jpg

A cidade de Ribeirão Preto sediará um treinamento inédito de tecnologia mundial. A mais avançada técnica cirúrgica em ureteroscopia flexível digital será apresentada em um curso promovido pelo Stone Institute, que acontece nos dias 02 e 03 de dezembro, no Hotel Araucária Plaza, com a participação de grandes nomes da urologia nacional.

O médico Dr. Tiago Borelli Bovo, organizador do evento, destaca o ineditismo da técnica e do curso de formação de urologistas em ureteroscopia digital em toda a América Latina. Lançado nos Estados Unidos recentemente, aparelho Litho Vue possui imagem digital de alta resolução e campo de imagem aumentado, garantindo um procedimento mais seguro e rápido. “Além disso, o aparelho elimina riscos de eventuais infecções causadas por reprocessamento de endoscópios”, acrescenta.

O procedimento é voltado para a eliminação dos cálculos renais, sem necessidade de qualquer tipo de incisão cirúrgica, de maneira que o paciente não precisa de internação e pode receber o procedimento em ambulatório, assegurando uma recuperação mais rápida. Cerca de 15% da população mundial terá, pelo menos, um episódio de cólica renal durante a vida. Desses, cerca de 30% serão internadas e passariam por algum tipo de intervenção cirúrgica.

Para mostrar a eficácia do procedimento com a utilização do aparelho digital descartável o curso terá cirurgias com transmissão ao vivo , bem como treinamento prático com simuladores de alta resolução , além de discussão avançada de casos clínicos e “update” em ciência do tratamento de cálculos urinários.

O curso é coordenado pelo Dr. Tiago Borelli Bovo, Fellowship em Endourologia na Johns Hopkins University – Brady Urological Institute – Universidade de São Paulo Ribeirão Preto e contará com o auxílio de também renomados médicos na área de urologia, como Wilson Molina, professor da University of Colorado, EUA, Alex Meller, chefe do departamento de Endourologia da Escola Paulista de Medicina, Yuri Dantas Nobre, doutor em Urologia, Fernando Caldas, com estágio na Fundacion PugiverBarcelona e Rafael Tacino Bozzo, mestre em Urologia pela USP Ribeirão Preto.

Nos últimos anos, a urologia progrediu bastante graças a incorporação de novos procedimentos e tecnologia. O mais moderno é a ureteroscopia, que consiste em na verificação do ureter por via endoscópica, através de um aparelho com uma microcâmera na ponta, que é passado pela uretra e bexiga, até chegar ao ureter.

O curso de ureteroscopia flexível digital tem o patrocínio da Boston Scientific, Allent, Endourological Societyu e Sociedade Brasileira de Urologia. Mais informações pelo telefone (11) 5853-2722 ou pelo e-mail jacqueline.machado@bsci.com.

Fonte: https://www.diariofm.com.br/artigo/amir-calil/tecnica-cirurgica-em-ureteroscopia-flexivel-digital.

logo-white

Instituições

Facebook

Instagram

Todos os Direitos Reservados.