Subespecialidades

Cirurgia Robótica


Técnica minimamente invasiva que proporciona recuperação pós-operatória mais rápida. O procedimento reproduz os aspectos de segurança oncológica da cirurgia aberta, com o sistema  Da Vinci. Quando comparada à cirurgia laparoscópica convencional, mostra-se mais eficaz no aspecto de cura do câncer com menor incidência de complicações.

Com otimização de resultados, a utilização da plataforma robótica é mundialmente difundida em cirurgias de câncer de próstata, cirurgia de câncer renal (com preservação renal e reconstrução após nefrectómica parcial) e, em muitos casos, de reconstrução do trato urinário alto em más-formações, como estenose (estreitamento) de junção uretero-piélica, inclusive em crianças.


Cirurgia com laser para cálculo


Dr. Tiago Borelli Bovo é especialista em cirurgias com laser para tratamento de cálculo renal, procedimento que realiza, com excelência, há mais de 14 anos. Executa, ainda, tratamento ambulatorial para cálculos urinários com uso somente de sedação – sem necessidade de anestesia raqui ou epidural – com alta no mesmo dia, extremo conforto ao paciente e mínimo incômodo no pós-operatório.

Outra técnica utilizada é a do laser urinário Holmium Trimedyne Omni Pulse Max, de alta potência, que maximiza o tratamento em velocidade e eficácia, sendo utilizado também para tratamento de cálculos com extrema dureza e grande volume, apenas pelo canal urinário, sem necessidade de incisão. Também foi o primeiro, no Brasil, a realizar cirurgias rotineiras com o uso de tecnologia digital para cirurgia de cálculo renal com aparelho flexível – Lithovue – que proporciona melhor visibilidade, menor tempo cirúrgico e menor índice de re-cirurgia.



Câncer de próstata


Acompanhamento ambulatorial semestral, ou anual, é fundamental para o diagnóstico inicial do câncer de próstata, o que mais atinge os homens. Dr. Tiago Borelli Bovo utiliza tecnologias aditivas que conseguem fazer o diagnóstico em tempo hábil para o melhor tratamento e com alta taxa de cura. Hoje, além dos exames de PSA e toque retal, oferece rotineiramente, ressonância magnética com difusão para detectar eventuais lesões mínimas e extremamente iniciais, além de biópsia de próstata em fusão com ressonância – MRI fused biopsy – com aumento da taxa de diagnóstico em 35%. Evita biópsias de próstata desnecessárias.

O arsenal diagnóstico ainda conta com o exame de PCA3, que consiste em analisar a urina pós-toque em pacientes já submetidos a biópsias anteriores negativas. O objetivo é avaliar a real necessidade de uma nova biópsia, em casos mais complexos, minimizando o desconforto de um novo procedimento.


http://borelliurologia.com.br/wp-content/uploads/2015/12/09-09-green_light_laser.jpg

Greenlight laser XPS


É um recurso tecnológico importante para pacientes com Aumento Benigno Prostático (HPB –  incidente em 85% dos homens acima de 60 anos – com sintomas de aumento da frequência do ato de urinar à noite, diminuição do jato urinário, diminuição do intervalo entre as micções e dificuldade em esvaziar completamente a bexiga. Por utilizar essa técnica, desde 2007, com mais de 400 procedimentos realizados, Dr. Tiago Borelli Bovo ministra treinamentos em todo o país, inclusive em renomadas instituições universitárias.

O procedimento com Greenlight laser XPS é feito também com sedação, sem necessidade de anestesia invasiva, com a utilização de solução fisiológica para a irrigação o que elimina os riscos que a cirurgia de “raspagem prostática” convencional – RTU de próstata – apresenta. A alta, muitas vezes, ocorre no mesmo dia do procedimento, e, em casos selecionados, sem nem mesmo a necessidade do uso de sonda no pós-operatório.

Em 2009, Borelli ministrou, no Hospital São Lucas, workshop de Greenlight laser HPS, laser de primeira geração muito utilizado nos Estados Unidos e pouco no Brasil. Em 2016, ministrou novo workshop no mesmo hospital, com a segunda e mais potente versão do equipamento, denominado XPS, para diversos urologistas de Ribeirão Preto e região. O evento também contou com a presença do Dr. Ricardo Gonzales, urologista do Hospital de Houston/Texas (EUA).



logo-white

Instituições

Facebook

Instagram

Todos os Direitos Reservados.